search

Grandes incorporadoras inovam e lançam unidades para locação

MRV e Vitacon lançaram empreendimentos para renda pensando no novo consumidor

15/2/19

As incorporadoras MRV e Vitacon, ambas presentes entre as maiores do mercado imobiliário nacional, lançaram, no início do ano, empreendimentos residenciais exclusivamente voltados para locação, em Belo Horizonte e São Paulo, diante das mudanças de comportamento do novo consumidor – os millennials.

Essa pode ser uma tendência para os negócios do setor diante de novas prioridades na vida dos consumidores, uma vez que o sonho da casa própria parece estar perdendo espaço para opções como viajar, adquirir produtos de tecnologia ou mesmo investir o dinheiro acumulado. Além disso, o aluguel não força o morador a criar raízes, permitindo-lhe mudar de emprego e cidade sem complicações.

Levantamento realizado pela Brain Consultoria e Pesquisa no ano passado revela que no cenário nacional há 35% de potenciais clientes para o mercado imobiliário, ou seja, pessoas que planejam adquirir imóveis ou terrenos para construir, seja no curto ou no médio prazo. Dessa fatia, porém, 22% do total veem a compra de uma casa, apartamento ou lote como forma de investir no longo prazo (não como moradia).

Na opinião do sócio-fundador da Hemisfério Sul Investimentos (HSI), Maximo Lima, além das novas demandas dos consumidores mais jovens, que priorizam “a experiência em vez da posse”, a crise financeira dos últimos anos foi responsável por alterar o perfil de consumo dos brasileiros. “Muitas pessoas não querem mais se comprometer com dívidas longas”, afirmou ao site da Revista Época Negócios.

Já para o gerente de projetos da Smartus, Leonardo Faria, trata-se de um negócio incomum no ramo da incorporação, uma vez que tradicionalmente as empresas constróem para venda, porém isso pode indicar nova tendência para o futuro do setor. “É um modelo que costuma ser evitado, dada a burocracia com os inquilinos, por exemplo, mas é interessante notar esse movimento”, comenta.

Tanto MRV quanto Vitacon lançaram mão de startups para realizar o gerenciamento das unidades, desde a publicidade até a administração de questões contratuais, organização dos condomínios etc.

De acordo com a MRV, o modelo para locação é uma espécie de projeto-piloto e pode sofrer alterações, dentre as quais está a possibilidade do locatário adquirir o imóvel em definitivo e com mais facilidade em relação às negociações comuns para compra de imóveis.

Com relação à Vitacon, a incorporadora está mais segura quanto ao sucesso do negócio e avalia que no curto prazo a maior parte das receitas da empresa deve vir de aluguéis. De acordo com o CEO, Alexandre Lafer, outros quatro empreendimentos do tipo estão em construção em São Paulo e apartamentos para renda também serão lançados em Salvador, Florianópolis e no Rio de Janeiro.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Porto Alegre

Fórum Imobiliário

04 julho
2019

saiba mais

Recife

Fórum Imobiliário

08 agosto
2019

saiba mais

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

17 outubro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação