search

Geomarketing é determinante para acertar no produto imobiliário

Estratégia revela informações demográficas que norteiam o desenvolvimento de projetos

26/2/19

Iniciar empreendimentos imobiliários pode ser um desafio bastante árduo, mas há ferramentas que facilitam a vida dos incorporadores. Uma delas é o geomarketing, estratégia que oferece ao empreendedor informações vitais para o sucesso do negócio, seja qual for a finalidade do produto.

De acordo com o sócio dirigente da BRAIN, Marcos Kahtalian, instrutor do curso “Uso de geomarketing para escolha de ponto comercial”, essa iniciativa sempre deve ser aplicada em estudos de mercado “como fase preliminar de avaliação vocacional de um terreno ou avaliação de um projeto”, explica.

Assim, o empreendedor consegue saber que tipo de negócio possui maiores chances de obter sucesso conforme as características do local e do perfil de seu público. “De modo geral, respeitar a demografia é muito importante, pois, no caso de um residencial de características familiares [por exemplo], seguramente será dos raios de influência que virá a maior parte das vendas”.

O geomarketing oferece dados completos do perfil populacional, índice de propriedade e locação de imóveis, número de domicílios divididos por faixa de renda, serviços existentes na região e onde estão os polos geradores de tráfego – edificações que atraem grande quantidade de pessoas, como escolas, hospitais, conjuntos de escritórios etc.

“O ganho de um projeto bem feito é a assertividade plena das recomendações”, afirma Kahtalian, citando como exemplo a precisão dos cálculos da taxa de absorção quando se usam modelos estatísticos a partir do diagnóstico da quantidade e renda das famílias que são alcançadas por um projeto imobiliário.

Aplicações do geomarketing

No setor imobiliário, o geomarketing pode ser utilizado para definir um ponto comercial, para conhecer o público potencial comprador de moradias e delimitar zonas de influência, para elaborar o perfil do cliente e até para avaliar a concorrência.

Segundo Kahtalian, os players do varejo têm maior consciência da importância do geomarketing, mas seu uso é crescente em todos os segmentos do setor imobiliário. “Na prática, é possível dizer que sem algum tipo de ferramenta de geomarketing não se consegue fazer, hoje, o desenvolvimento de um produto de forma correta”.

Para conhecer mais do assunto, confira o curso da e-BRAIN sobre geomarketing.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação