search

Cartório em São Paulo realiza 1ª escritura pública imobiliária digital

Startup Keycash adquiriu apartamento em São Paulo de proprietário colombiano

13/05/2020
Por Henrique Cisman

A startup Keycash – atuante no segmento de iBuyer – participou da primeira transação de compra e venda de imóveis com escritura pública digital no Brasil. A operação foi concluída no dia 7 de maio no 14º Tabelião de Notas de São Paulo.  

De acordo com o head of legal tech da startup, Sidney de Moraes, todas as etapas da compra e venda foram realizadas de forma digital: “Não houve um papel sequer ou qualquer visita física ao imóvel, de modo que esta foi a primeira transação feita de ponta a ponta 100% digitalmente com um cliente que mora fora do Brasil”.

O antigo proprietário do apartamento reside na Colômbia e não precisou vir à capital paulista para fechar o negócio. “Visitamos o imóvel através de tour virtual 3D”, revela Moraes. Para transferir a titularidade do imóvel, isto é, assinar a escritura pública, o antigo proprietário somente precisou de um certificado digital próprio.

“A assinatura é feita com certificado digital que atende os requisitos da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) nos termos da medida provisória nº 2200-2, de 24 de agosto de 2001. Este é o único requisito”, explica Moraes.

Ele destaca que se trata de um marco em relação à escritura pública, uma vez que os cartórios são “muito resistentes a este tipo de documento eletrônico”. “Faz uns dois anos que venho pressionando os cartórios com este assunto; por causa da pandemia, foi preciso fazer alguma coisa para evitar uma perda enorme de faturamento”, contextualiza o executivo da Keycash. 

Especialista em direito imobiliário, Moraes celebra o largo passo dado em resposta às situações impostas pela covid-19: “Tenho a convicção de que a pandemia acelerou para 3 meses o que haveria nos próximos 10 anos em termos de evolução tecnológica na área de escritura pública de compra e venda de imóvel”.

Embasamento jurídico

A realização da escritura pública digital é permitida pelo Provimento nº 95 da Corregedoria Nacional de Justiça, mais especificamente nos termos do parágrafo 1º, Artigo 6º. O texto foi publicado no dia 1º de abril com validade mensal, mas foi prorrogado devido à permanência da situação de isolamento social. 

No âmbito estadual, a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo publicou o Provimento nº 12 de 2020, igualmente permitindo a assinatura digital das escrituras públicas. O texto tem vigência de trinta dias, mas de acordo com Sidney de Moraes, a validade deve ser prorrogada ao menos enquanto perdurar a quarentena.

“Trata-se apenas da primeira medida jurídica capaz de tornar possível o ato de escritura digital. É um caminho sem volta, perseguido e trilhado há muito tempo pelas empresas, processo do qual fazemos parte. Os cartórios não estavam prontos, mas agora estão”, ratifica o especialista.

“Importante destacar o trabalho do departamento jurídico da Keycash, em nome da Dra. Tatiana Corassin; da BRL Trust Investimentos, administradora do fundo da Keycash; da Jardins & Co, que realizou a intermediação imobiliária; e finalmente do Dr. Paulo Vampré, do 14º Tabelião de Notas de São Paulo”, encerra Moraes.

Leia também: Evento virtual: incorporadora supera pandemia e aumenta vendas
Quarentena antecipa transformação digital nas incorporadoras

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Ribeirão Preto - São Paulo

Fórum Imobiliário Ribeirão Preto

18 junho
2020

saiba mais

Salvador - Bahia

Fórum Imobiliário Nordeste

25 junho
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Moradias Populares

06 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Gestão Inovadora 2020

27 agosto
2020

saiba mais

Rio de Janeiro - RJ

Fórum Imobiliário Rio de Janeiro

10 setembro
2020

saiba mais

Brasília - Distrito Federal

Fórum Imobiliário Brasília

24 setembro
2020

saiba mais

Curitiba - Paraná

Fórum Imobiliário Curitiba

01 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Modelos Disruptivos 2020

05 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Multipropriedade 2020

20 outubro
2020

saiba mais

Presidente Prudente - São Paulo

Fórum Imobiliário Presidente Prudente

22 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Law Summit 2020

05 novembro
2020

saiba mais

Fortaleza - Ceará

Fórum Imobiliário Fortaleza

19 novembro
2020

saiba mais

Belo Horizonte - Minas Gerais

Fórum Imobiliário Belo Horizonte

26 novembro
2020

saiba mais

Goiânia - Goiás

Fórum Imobiliário Goiânia

02 dezembro
2020

saiba mais
DESIGN & CODE BY Mobme