search

Em Salvador, outorga onerosa pode receber até 40% de desconto

Artigos do Plano Diretor incentivam projetos sustentáveis com benefício

21/03/19

Durante participação no Smartus Fórum Imobiliário Salvador, realizado na última terça-feira (19), o secretário da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS), André Fraga, explicou aos participantes como funcionam diversos incentivos que a prefeitura têm aplicado nos últimos anos para privilegiar projetos imobiliários preocupados com a sustentabilidade.

Dentre eles, destaque para a iniciativa “outorga verde”, prevista nos artigos 299 a 303 do Plano Diretor soteropolitano. O benefício está ligado a outro projeto da SECIS, denominado IPTU Verde, que requer das incorporadoras medidas que estimulem a proteção e recuperação do meio ambiente, “minimizando os efeitos negativos e impactos decorrentes da urbanização”.

Assim, os empreendimentos que obtêm aprovação, durante a fase de licenciamento, no Programa de Certificação Sustentável em Edificações (IPTU Verde), conseguem de 25% a 40% de redução no custo da outorga onerosa, dependendo da pontuação conquistada no projeto.

As ações consistem principalmente em adequar o empreendimento à redução do consumo de recursos naturais e dos impactos negativos ao meio ambiente por ele causados. No fórum, alguns participantes criticaram o excesso de exigências da iniciativa, afirmando que as adequações ficam mais caras do que o valor gasto no pagamento integral da outorga onerosa.

O secretário André Fraga, em resposta, afirmou que a quantidade de projetos que solicitam a certificação tem aumentado ao longo do tempo. Desde março de 2015, quando foi lançado, o IPTU Verde já recebeu 26 solicitações de participação, das quais 4 foram aprovadas e as demais estão em análise, diz Fraga.

Nos empreendimentos certificados, os futuros proprietários dos apartamentos também são beneficiados com descontos que variam entre 5% e 10% do valor do IPTU do imóvel. Os percentuais são aplicados de acordo com a pontuação do projeto, assim como ocorre na dedução do valor da outorga.

Secretário André Fraga explica como participar dos programas de incentivo a empreendimentos sustentáveis, durante o Smartus Fórum Imobiliário Salvador

Digitalização dos processos e apoio a startups

Ao longo de sua participação no Fórum de Salvador, Fraga também falou sobre as mudanças internas implantadas na prefeitura para agilizar o tempo de análise de projetos e reduzir a burocracia do processo, com destaque para a tecnologia BIM, que une desenho 3D a informações para verificar o cumprimento de normas.

“Conseguimos melhorar nossos processos internos de análise e aprovação a partir do uso de canais digitais”, resume Fraga. A SECIS tem investido ainda em revitalizações de espaços turísticos, como no bairro Comércio, gerando novas oportunidades para empreendedores do setor imobiliário.

Finalmente, mas não menos importante, o secretário falou dos investimentos da prefeitura em parceria com SENAI, SEBRAE e SESI para o desenvolvimento de startups a fim de contribuir para o alcance de uma cidade resiliente, inteligente e sustentável. “Trata-se de um investimento de longo prazo”, comentou Fraga.

Vinte iniciativas foram escolhidas e 17 seguem no projeto, divididas nas três categorias (resiliência, inteligência e sustentabilidade). As soluções vão desde automatizar a fiscalização sobre veículos estacionados em Zona Azul até uma plataforma para conectar microgeradores de crédito de carbono com empresas que necessitam de compensação ambiental.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Recife

Fórum Imobiliário

08 agosto
2019

saiba mais

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Microliving

19 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação