- GRI Hub
- Notícias
- Contato
- Nós
- SmartusPlay
-
- YouTube
- Telegram
- Spotify
E
Editorial
A importância do mercado imobiliário para o Brasil
Setor nunca foi tão relevante como agora em toda a história do país
Janeiro/2020
Todos os setores produtivos são importantes, pois à medida em que crescem, contribuem para o desenvolvimento do país com impactos no PIB, geração de emprego, pagamentos de impostos e fomento ao mercado consumidor. No entanto, o setor da construção civil e o mercado imobiliário possuem importância ímpar pelos diversos motivos que elencamos a seguir.
O Brasil é sabidamente um país com baixa qualificação da mão de obra e as ações governamentais de fomento à educação no passado e no presente têm impacto pífio na evolução dessa qualificação (basta comparar os rankings de educação brasileira e mundial). Um país com essa característica está sempre correndo atrás de soluções que visam aumento de distribuição de renda de forma a impulsionar o mercado consumidor e reduzir desigualdades. É verdade que existem programas assistencialistas, mas estes são apenas paliativos.
De maneira empírica e científica, consegue-se pontuar que o setor da construção é o que mais consegue empregar trabalhadores com pouca instrução em grande quantidade. Essa mão de obra, uma vez que venha a ter algum crescimento no grau de formalização, tem o seu salário – de base da pirâmide – aumentado simultaneamente, melhorando a distribuição de renda e, com isso, reduzindo desigualdades sociais. Ainda, promove o aumento do padrão de consumo.
Desta forma, é criado um círculo virtuoso de dinamismo do mercado interno e do mercado de trabalho. Com mais empregados e maior formalização, mais recursos são arrecadados pelo governo e mais crédito pode ser disponibilizado para fomento do consumo. Também, com maior arrecadação, maiores são as possibilidades de investimento público nos diferentes setores produtivos.
Sabe-se que o investimento público fomenta o investimento privado, na forma de efeito multiplicador, uma vez que dinamiza o mercado interno e recupera as expectativas das empresas sobre a demanda futura. A cada 1 real de investimento público na economia, gera-se 1,4 real de aumento do PIB. A título de comparação, a redução de 1 real na carga tributária leva ao aumento de 0,28 reais do PIB.
Sendo assim, o setor da construção é o que melhor consegue tocar os pilares econômicos de distribuição de renda, acesso a crédito e investimento público.
Por consequência – direta e indireta – dentro deste círculo virtuoso, os principais indicadores econômicos refletem o desenvolvimento da economia de diferentes formas: valor do salário mínimo, volume de investimentos federais, consumo das famílias, investimentos totais, inflação e PIB.
Por todo o exposto, a Smartus acredita no poder da transformação do país por meio do avanço dos mercados imobiliário e de construção civil.
Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:
leia também
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
COMPARTILHE
a a a a